12 de julho de 2012

Limpeza da Boca, dos Dentes e da Língua

          O cuidado e a higiene dos órgãos do corpo são fundamentais no Ayurveda. Os métodos ayurvedicos de higiene têm um papel importante na prevenção de doenças através da manutenção dos princípios vitais (doshas) em equilíbrio. Além disso, esses métodos nos protegem dos ataques externos (poluição, parasitas, condições meteorológicas) e promovem vitalidade.
          A limpeza interna do corpo revitaliza e garante o funcionamento das estruturas até uma idade avançada. Assim, o objetivo das práticas de saúde são diminuir e prevenir o declínio das funções, que caracteriza o envelhecimento. Tenha em vista que o tempo para agir é agora, cuidando do seu corpo e da sua saúde para garantir uma vida longa e saudável.


Cuidados com a boca, os dentes e a língua:
           Manter a boca sempre limpa, adquirindo o hábito de lavar a boca depois de comer. Método: encher a boca com água e mover essa água com o auxílio do ar que está dentro e dos músculos da face. O movimento deve ser feito com pressão para que os jatos atinjam toda a cavidade, bem como os espaços entre os dentes e as gengivas. Este é um método que favorece a vida longa dos dentes e das gengivas.
           Quando não for possível lavar a boca, pode-se mastigar um cardamomo ou um cravo logo após a ingestão de alimentos. Essas duas especiarias protegem a boca contra os malefícios do açúcar e de partículas de comida, previnem a degeneração de dentes e gengivas, refrescam a boca e removem o mau hálito.
          Evitar a ingestão de balas, chocolates, refrigerantes, gomas de mascar e outros doces. O açúcar causa acidez na boca (que deve manter um pH alcalino para facilitar a digestão dos carboidratos), ocasionando a irritação das mucosas. Os doces e refrigerantes sem açúcar (diet, light, zero) contém aditivos extremamente prejudiciais ao organismo e também causam acidez na boca, garganta e esôfago.
          Evitar o tabagismo, pois pode causar erosão das mucosas e com o tempo culminar em câncer de boca, cabeça ou pescoço.
          Utilizar a boca e a mastigação somente quando precisar se nutrir. Mastigar ou comer com muita frequência, mesmo que em pequenas quantidades, prejudica as mucosas da boca e causa distúrbios na digestão.
          Limpar os dentes com cuidado, como se fossem delicadas peças de porcelana, evitando escová-los de forma rápida e mecânica. Usar escova de dentes macia e moderar a força na escovação.
          Utilizar um pó de ervas e sal para escovar os dentes, colocando uma pitada sobre a escova molhada. Existem pós ayurvedicos prontos e também pode-se fazer em casa, colocando cravo, pimenta preta, canela, camomila, tomilho, folhas de louro e sal marinho para secar em uma frigideira seca e depois moer tudo e passar sobre um pano de algodão fino. O resultado deve ser um um pó muito fino. O pó limpa os dentes, remove o mau hálito e limpa a língua.
          Se for utilizar creme dental, escolher um que não contenha aditivos químicos irritantes (formaldeído, também chamado de formol ou formalina; dodecilsulfato de sódio; etc.). Essas substâncias matam as células das mucosas bucais e superiores do corpo.
            Limpar a língua diariamente ao acordar, esticando-a para fora e raspando-a suavemente com um limpador em metal ou com uma colher de chá, após escovar os dentes e bochechar com água. “A sujeira que se acumula na raiz da língua cria obstruções para a respiração e produz um odor fétido, por isso é necessário limpar a língua” (Charaka Samhita, texto clássico do Ayurveda, registrado na forma escrita no século VI a.C.). Este processo limpa a língua, ativa as glândulas salivares, revitaliza a garganta, protege contra infecções (mucosite, amigdalite, faringite, laringite), combate os efeitos prejudiciais da poluição e remove toxinas acumuladas na língua.
           Se houverem problemas na garganta, fazer gargarejos com água e sal. O chá de camomila também pode ser usado para gargarejos, pois acalma irritações na boca e na garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário